sexta-feira, 24 de setembro de 2010

greve na Franca -> problemas com vôos pela Europa

meu voo em Kiev sai as 9:25, e com fusos horarios e 2 conexoes eu deveria estar em Madrid as 17:30. Acontece que nos amigos franceses entraram em greve geral entao atrasou muitos voos, inclusive o meu, acabou atrasando 7horas em Zurich, e o proximo destino era Lisboa.

Ainda depois a fila para resolver o problema, somente 2 pessoas trabalhando e praticamente nao tem hotel vago na cidade por causa desse problema dos aeroportos


mas enfim nossos amigux purtuguezix acharam um hotelzinho pra mim, longe paaacas, mas acharam, e sabe que nem fiquei tao chateado???

Cheguei no hotel encontrei uma raça com o mesmo problema e como "agrado" eles liberaram o open bar do hotel pra galera. (!!!)

O hotel é bem legal, uma pena que nao fiquei em Zurich, até pedi pra eles mas nao liberaram, sacanagem ein?

Meu voo eh agora ao meio dia. Estou esperando o táxi que está demorando pra chegar e daqui do hotel posso ver um congestionamento fenomenal, espero nao perder esse tambem. haha

hermanos, agora eu vou !!!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

fim da viagem pelo leste europeu. =(

como tudo que é bom na vida um dia acaba, minha viagem acaba por aqui. Sem tempo para postar, lá venho eu com um post gigante novamente. haha

hora de início do post: 20:00

entaaaaooo, em Moscow ainda tenho algumas novas fotos "bizarras", como por exemplo o americano de 34 anos que dorme com seu ursinho. hahaha



ai uma foto do lugar onde o Alex (CS hoster) hospedou 6 pessoas!!! Eu o americano(acima) e 4 alemãs que estao indo fazer o percurso de toda Russia terminando na China/Japao,


e com um pouco de sorte, vejam o que acabei achando nas ruas de Moscow:


uma mulher tirando umas fotos, desse "estilo" se é que me entendes. Que falta de respeito da parte dela, quase liguei para a polícia.. quaaase..

e entao numa festa, conheci outra alemã que recém tinha aprendido fazer "dreds" e derivados no cabelo, ela tentou achar algum candidato e ninguém quis ser a cobaia, então me disponibilizei, resultado? ->>



e em Moscow, era isso, o cara me levou para o aeroporto, foi muito legal, o aeroporto era 50km longe da casa dele, a experiência foi muito boa, gracas ao couchsurfing, se voces nao conhecem, deveriam tentar. :)

e entaaaaooo.. São Petersburgo!!

arrumei uma hoster muito legal, ela tem uma filosofia de vida bem peculiar, não gosta muito de trabalhar (haha) porém é muito dedicada ao que ela faz, ela trabalha por um tempo com bolsa de valores na Inglaterra, junta uma grana por uns 2 anos, e os próximos 2 anos ou mais ela fica viajando um pouco, volta para casa, etc.. sem muito stress.. hehe então foi uma boa oportunidade para eu ter um guia pessoal pela cidade já que ela não trabalha e adora fazer isso. Sorte minha :)


Ficamos bem amigos, fiquei 5 dias na casa dela hospedado, no primeiro dia ela já cozinhou um omelete com frutos do mar, nunca vi essa combinacão, mas foi MUITO delicioso. então fomos aos arredores, algumas fotos abaixo que tiramos aos arredores de São Petersburgo com minha nova hoster/amiga - somente amiga, antes que perguntem. :)

foto abaixo em frente ao Museu Russo, um dos melhores da Rússia, mas estava de saco cheio e acabei não indo.


num bar onde teve uma exposicão sobre experimentos de física, estilo "feira de ciências". bem divertido. e no caso eu largando um "tchêêêê" haha :)


o bar muito grande, no terraco, dava pra fazer uma festinha bacana.

o cara na foto abaixo é um malucão(malucão MESMO) amigo dela, o cara tem 27 anos, formado em ciencias da computacao e trabalhou no LHC - caracas, muita loucura numa só. hehe


e finalmente... fui ver um balé!! E sabe que gostei?? é realmente um show e bem diferente do que pensava, como a Nastya (minha hoster) me disse, não é um show de acrobacia como um circo, somente uma história/teatro contada através da danca. paguei em torno de 40 euros (100 reauzes), mas valeu a pena.

umas fotos sobre o salão e sobre a danca.










as minhas companhias foram só mulheres - fiz um baita favor para o irmão da Nastya, pois a mulher dele (bem na direita) adora ir mas ele ODEIA, então quando eu quis ir e convidamos ela, automaticamente fui incluído na lista de melhores amigos. hahaha

detalhe: fui de camiseta. acho que era o único cara de camiseta no teatro inteiro.



algumas fotos sobre alguns lugares, principalmente igrejas, PAUSA:

tem MUITA igreja aos arredores do Leste Europeu, realmente elas sao esplendosas, majestosas, porém sao muito parecidas, douradas, e etc.. acho que está na hora de terminar a viagem, pois já estou enjoado de tanta igreja e museu, haha, mas ai vai algumas fotos da majestosidade



e somente uma fotinho da escada rolante que leva para o Metro, eles sao demorados e geralmente sao fundos na terra, muy loco.


próxima parada: Polônia!

meu vôo foi a Varsóvia, porém só parei lá para pegar um trem para a Cracóvia.

antes de sair fiz um cláááássico carreteiro na casa da Nastya pra gente jantar e também para levar para a viagem, uma das comidas preferidas. :)


e o trem de 3 horas custou 10 euros. valeu a pena, mas tava socado de uma maneira incrível, tivemos que ficar no corredor


Na Cracóvia fiquei em hostel, pois a cidade é bem famosa por ter um dos melhores hostels do mundo! Fiquei em um MUITO legal.

E conheci uma menina que fez o mesmo intercâmbio que eu fiz na Ucrânia, porém em cidades diferentes, ela se chama Aga, e também dei muitaaaa sorte, pois ela é estudante e as aulas ainda não comecaram, entao teve tempo pra ir comigo por aí. :)


acabei indo para o campo de concentracao Auchvitz. CARACAS, incrivel o que eles nos apresentaram dos tempos que isso funcionava, durante a guerra.



barracas onde o pessoal durmia. nao vou ficar falando aqui pois vai ficar muito longo, mas era tortura em cima de tortura, usar banheiro uma vez por dia durante 30 segundos, todo mundo defecando ao mesmo tempo, etc.. TENSO


e enfim a galera do hostel! maioria da Australia - e ninguém sabe me responder porque. haha


eu metendo um kakatuation na balada, haha


outro australiano pós balada, os caras são MUCHO LOCOS, parece que a tecnologia morfadora também existe na Austrália.


todo dia durmindo 6 da matina e acordando 10, 11 pra passear, no último dia estava demolido. abaixo fotinho da Aga na estacao de trem para voltar para Lviv.


experiencia muito legal, a cidade Cracóvia foi top 1 até agora. pessoal MUITO legal, falam inglês - pois Rússia e Ucrânia era coisa rara. Pessoal bem caloroso, como ela, muito legal, etc.. boas lembrancas. :)

chegando em Lviv só para pegar minhas coisas e ir para Kiev para pegar meu vôo para Madrid, fiquei o dia na casa de um dos alunos que participarou no projeto voluntário, porém eu não trabalhei com ele, só fiquei amigo - bem amigo - o Max de 17 anos que coloquei foto na primeira semana que estava na Ucrânia, e ele foi o primeiro a quem dei um presente brazuca, uma camiseta de floripa. :)

fizeram café da manhã quando cheguei, janta, me levaram na estacao de trem novamente. fico até emocionado lembrando disso, é uma coisa tao simples, mas que causa uma sensacao tao boa de comforto e bem-estar, ser "bem quisto" por alguém que você quer bem.

Agora estou em Kiev, no hostel do Brazuca que eu encontrei aqui por coincidência, outro cara SENSACIONAL que me ajuda do jeito que pode e quando um dia falei que iria ter problemas com grana em Madrid, ele não quis mais me cobrar hospedagem, mas depois de um tempo insistindo ele aceitou receber o pagamento, afinal o problema de dinheiro é meu, amigos amigos, negócios a parte, pois o bixo trabalha bastante aqui e não acho justo e nem me sinto bem se não pagar como outro hóspede. e vou fazê-lo em Madrid. Estou "antecipando o sofrimento" - eu sei que tenho que parar com isso. hehe.

A situacão não é tão feia, só tenho que me acostumar com isso. :)

Fim da viagem, avaliacao? NOTA 10! sem sombras de duvidas.. conheci MUITA GENTE, de tudo que é lado do mundo, aprendi um pouco de ucraniano (10 palavras, haha) me diverti muito, conheci novos lugares, um pouco da historia dos nossos amigos soviéticos, as caracteristicas e ja estou sabendo um pouco como lidar com eles. Muito bom. Nao me arrependo nem um pouco, mesmo tendo gastado uma grana desnecessaria (o preco por ser gringo), perdido iPod, etc.. tudo faz parte. :)

estou muito felilz e agora nova fase de viagem/estudos na Espanha, chego lá amanhã (23 de setembro) e vamos ver como será con los hermanos!

por hoje é só!

the classic UPA do Lucão,

hora de término do post:  20:39

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Moscow! shkavuuuusshhhkaaaaa

and finallyyy:

SHKAVUSHKAAAAAA


cheguei em Moscow! estou gostando bastante da cidade, porém a cidade é bem carinha, entao ao invés de ir para hostels, estou me hospedando através do couchsurfing! (www.couchsurfing.com).

o meu primeiro hoster aqui em Moscow é o Evgeny e seu companheiro de AP que não fala NADA de inglês e se chama Vladmir


o pessoal aqui me recebeu muito bem, o cara foi me encontrar no metro, fui até a casa dele, depois ele me levou para passear um pouco e ver a cidade..

fomos direto para o centro, onde fica as principais atracoes turisticas, uma grande quadra com várias coisas, entao vamos aos detalhes.

primeiro um lugar que tem esse "foguinho" em homenagem aos mortos na 2 Guerra Mundial, os caras ficam ali ininterruptamente (nao sei se é 24hs) e trocam de turno a cada 40minutos, tem uma pequena cerimônia para a mudanca de turno, é interessante. hehe


ai embaixo um pedacinho do muro "antigo" pré comunismo, pois eles destruíram o resto ( acho que Stalin, ou talvez alguma guerra.. novamente eu nao entendo russo e eles nao conseguem me explicar em inglês, nao tem muitos guias turisticos em ingles e quando tem cobram, e cobram caro).

e no fundo o paredão do "Kremly", antigamente um forte e atualmente centro do governo nacional e centro turístico com alguns museus e igrejas. A parede vermelha foi construída por italianos (viva aos antepassados trabalhadores!)


um jardim bonito e no fundo um centro de exibicao, eu fui em uma, e era sobre um palhaco famoso aqui na Russia, nao lembro o nome dele, mas tinha varias fotos sobre o seu trabalho e sua vida, bem legal, um cara aparentemente depressivo e muito bem-humorado, intercalando entre esses dois sentimentos.




e no final do dia fomos até uma noite brazileira, aonde o pessoal aqui tocou umas músicas cláááásssicas brazucas, ai vai um vídeozinho da rapeizi:

http://www.youtube.com/watch?v=vYo5bgk_6Aw

no outro dia fui novamente a "Red Square" para conhecer o resto, e tirei algumas fotos, mas já na primeira que fui tirar com a bandeira brasileira, os guardas vieram até mim e me falaram que era proibido tirar foto com a bandeira do Brasil. (???) Pelo menos uma eu consegui tirar.


no fundo uma parte do Kremly, um lugar bem seguro, cheio de seguranca e muito bonito.


na esquerda o Kremly e na direita uma basílica famosa - nao sei porque eh famosa nem o nome. quem me conhece entende. haha


a cidade no geral é muito bonita, prédios majestosos, imponentes, bem cuidados, por exemplo essa é uma foto em uma rua normal


foto com uma russa que encontrei na apresentacão sobre o Brasil, ela é MUITO LEGAL, tá me ajudando um monte, sai comigo e com uma amiga gringa que ela tem também (agora ela já foi embora), me ajuda pra caramba, pessoal muito legal aqui, estou gostando PRA C******. isso é na entrada da red square.

e no final do dia fui para o meu segundo hoster do CS (CouchSurfing), o Alex, e ele já estava hospedando 3 pessoas, então somos 4 no total, um casal da Franca atrás na foto, o Alex na esquerda, o Chris da Inglaterra no meio e eu. Isso foi depois de me encontrar com ele em um bar e recém chegamos em casa.


um pouco sobre o Alex: é um cara de 32 anos, formado em Medicina, foi cirurgião e não gostou, abandonou e agora trabalha na Pfeizer - maior empresa farmacêutica do mundo e detentora da patente do Viagra e alguns outros remédios famosos. Casou aos 25, divorciou aos 28 e não pretende casar novamente tão logo. Quando cheguei no primeiro dia o cara foi me buscar no bar de carro pra me levar embora, tá sendo super gente fina, hoje ele já ta me chamando de irmão. Ensinei algumas palavras em português (haha) e já estamos com uma comunicacão secreta em inglês-português muito boa! haha o cara sai pra trabalhar, me confia em deixar na casa dele com a chave, etc. e já está afim de ir pro Brasil! (é claro, mostrei fotos do Brasil, haha - eu super-modesto). Sei que ele vai ser uma boa amizade que fiz e vou manter para sempre - se depender de mim.

ontem saímos em outro bar para o encontro do CS e depois caminhamos pela cidade, conversamos um pouco e ele está descobrindo que gosta bastante de viajar e coisa e tal. Hoje vou fazer o tal do carreteiro para 8 pessoas aqui no AP dele, vamos ver se a rapaziada gosta.

Enfim no geral a experiência com as pessoas aqui está sendo SENSACIONAL. Fico até emocionado com isso.. muito bom mesmo. =D


sai no outro dia para caminhar pelas redondezas e achei um monastério, e FRIO, agora está 4 graus C. =(

O que me chamou a atencao do monastério é que eles tinham um lugar (nao pude tirar foto) onde voce podia pedir para o padre rezar por alguem que você escrevesse uma mensagem, e isso custava 200 roubles (R$1 = 17 roubles). Ou voce podia pedir para ele rezar por 40 dias, ai o preco era 950. Mas isso só para um nome, o preco mulplicava de acordo com o número de nomes. - um minuto de silêncio sem comentários.


no centro da cidade passa o rio moscou, e vai para os subúrbios passando por vários locais turísticos, é legal para ter um overview de tudo, entao peguei o gaudério e fui dar uma volta. eis o ponto inicial


eis o galo véio


uma tentativa semi-falha de tirar uma foto com as duas bandeiras


abaixo um monumento famoso, mas nao me pecam porque, eh em homenagem a alguem, google it!


esse bar leva em torno de 1hora e meia para todo o percurso, entao comecei pensar sobre viajar sozinho e que isso estava me afetando um pouco emocionalmente, me sentindo um pouco sozinho embora toda essa boa recepcao, experiencia etc.. eu gosto de tirar meu tempo, mas eh sempre bom ter uma boa companhia.. geralmente tento conversar com todo mundo, extrovertido, etc.. mas estava perdendo um pouco dessa vontade, e as vezes ficando um pouco timido para conversar com as pessoas, no barco entao tinha uma senhora com sua filha e sua mae, queria falar com eles, mas sentia um desanimo/vergonha, nao sei porque, e quando isso acontece que eu percebo que ando meio cansado e precisando de uma injecao de animo. Entao abri a boca pra dizer oi para a mulher mais velha, e ela ja veio sentar do meu lado, falando russo, me explicando sobre a cidade, aonde eles moram, me convidando para passear pela cidade, apresentando a filha e a neta.. legal né? era a injecao que eu precisava, conselho pra mim mesmo: "don't worry, be happy" :) ai vai uma foto da neta, Anastasyia



estacao de trem


na cidade tem 7 predios parecidos, e um deles é esse aqui:


um hotel famoso:


fotos da biblioteca municipal, muito legal e bonita


teatro bolshoi, o original

o metro aqui eh muito bonito tambem, foi criado na epoca do Stalin/Lenin (nao lembro) e ele dizia que a filosofia era morar simples, bem simples, mas os locais publicos tinham que ser majestosos, entao existem monumentos nas estacoes de trem, e todas sao diferentes.


a noite dando uma voltinha pelas ruas, encontro um "mods" usadaco no meio da rua no CENTRAO!!! hahaha TENSO


e um carro das antigas, produzido por uma empresa russa da epoca do comunismo


depois da voltinha e do bar, fomos para a casa da Svieta - a menina que me tratou muito bem - e a amiga dela estava indo embora na manhã seguinte, entao fizemos ua despedidazinha.. caipirinha!

na foto eu a Ania (menina da bielo-russia, mas mora atualmente na Austria que foi embora), atras a svieta e o marido dela. pessoal muito descontraído e divertido. gostei mesmo. :)



acho que é isso, estou postando a 3 horas!!! esta dificil de conseguir tempo, mas hoje decidi que nao ía sair de casa, precisei lavar roupas e está muito frio, entao retiro espiritual! haha

vou ter que ver como postar no blog mais eficientemente, assim está muito dificil. =(

mas é isso aí galera, vou seguir a agenda do post anterior e vamos ver o que acontece nos próximos dias!

aquele abraaaaaco,

Lucas.