quinta-feira, 2 de setembro de 2010

YALTA, ainda na Crimea

agora estou com um pouco mais de tempo, principalmente porque perdi o buzu para ir para a próxima cidade, que se chama Sudak, entao vamos postas as novidades e algo que esqueci de fazer anteriormente. :)

ainda em sevastopol, visitei um lugar muito legal, chamam de "panoramico", pois tem uma visao panorâmica (huh huh?) da guerra que aconteceu na cidade. a cidade eh uma cidade naval, e ocorreu uma guerra nos tempos longinquos.. como tudo eh em russo eu nao consigo entender nada. :( vejam o cenario:

olha que legal essa proxima foto, o cenario é "circular", e eles fizeram um misto de cenário característico e pintura na parede, ficou muito bom, vejam se conseguem distinguir - se clicar na foto vai abrir rm nova página com alta resolucão. :)

um prato caracteristico, tava na hora de eu comer comida de verdade, entao resolvi gastar um troco a mais e pedir algo que parecesse bom.. resultado, realmente é muito bonito e parece bom, mas esperei 30minutos, a carne veio fria e a garconete ainda ficou brava porque eu nao falo russo. haha

YALTA!! gostei muito da cidade, muito bonita e o povo parece ser hospitaleiro. :)

na beira do mar, tem uma espécie de "beira-mar" onde tem TUDO - realmente tudo - desde camelô normal, até gente fazendo tatuagem, unha, cabelo, vendendo quadros, cantando, arrumando bicicleta.. olocomeu!

e é claro, muitos barzinhos sensacionais, gostei mesmo, a foto aqui mostra dois barzinhos, um mais estilo bar (o mais perto de onde estou tirando a foto) e outro mais estilo restaurante romantico, em forma de barco, show!

tambem é o lugar onde muitos cruzeiros param (direita da foto), e tem uma pequena praia onde o pessoal toma banho (centro-esquerdo da foto), e um monstrengo de mau-humor(mentira =p ) na esquerda.

curiosidade: aqui eles tem varias "prainhas" ao longo dessa beira-mar e continuando, e geralmente essa praia tem "dono", que sao os hoteis, restaurantes que ficam localizadas na praia, entao se voce deseja utilizar voce deve ser cliente do hotel/restaurante ou senao pagar para utilizar a praia! (nao, nao estou brincando).

que tal a loja abaixo? nao sei porque, mas eles tem muita coisa do brasil, acabei ateh comprando um calcao da selecao brasileira por 40 reais..



a noite peguei uma "baladinha", mas infelizmente o fim do verao chegou aqui e nao tem mais muita gente nos bares/boates. essa noite foi interessante, eu estava sozinho no hostel, unico cliente, entao convidei o dono do hostel pra tomar uma - classica - gela guéla de fim de noite, é um Sr de aproximadamente 50 anos (esquerda da foto). Fomos comer um X e depois ele me levou em uma boate a beira da praia, muito legal, mas ninguém, somente algumas boas mocas de família (haha), e um pessoal que parecia "normal" se divertindo (resto da galera na foto abaixo excluindo a barriguinha de fora). entao conversamos um pouco com eles e fomos para outra boate (a foto eh nesta segunda boate). Ninguém, só nós, tomamos alguma coisa e fui pra casa eu e o tiozao 4h da madrugada bebaco, conversando, show de buela!

Curiosidade: o cara de branco é namorado da menina da direita, e ele nao fala ingles, mas bebe pra caramba! pedimos umas vodkas, e eu fui no banheiro, quando vi ele tava la vomitando, voltei pra mesa, ele voltou, fez de conta que nao aconteceu nada, bizarro, aqui eles gostam de mostrar que sao macho pra caralho TCHE!!

eu sou o gurizao ali atras curtindo a night ( by back ).

aqui na cidade tem um "cable car" (bondinho?) que leva pro topo de um morro famoso aqui, o morro São Petri. e até agora foi o lugar que mais gostei! Bem no dia que fui de regata e calcao, la no morro deu uma friaca fenomenal. agora vai uma penca de fotos, porque fiquei bem impressionado como o lugar eh bonito, gostei mesmo!

visao do bondinho em direcao ao topo:


e chegando no topo comecou a neblina e nao consegui enxergar nada!



e finalmente, HEAVEN! olha a visao da metada de montanha pra baixo, e isso nem eh o topo ainda!


TENSO:


o lugar é sensacional! um restaurante na beira do morro:


la embaixo é a cidade de "Alupka".






um pouco de cultura: nesse lugar eu fui MUITO BEM RECEBIDO. O Lugar parece como um pequeno vilarejo turistico no topo do morro, vendinhas que vendem de tudo um pouco, vinho, peles, lembrancas, restaurantes, bares e lugares de comida como o da foto abaixo!

Fui andar a cavalo ao redor, 50 grivna.. mas o cara queria que eu sentasse no cavalo e ele fosse puxando o cavalo pela rédia,, como "caminhando", aí não né amigo?? entao pedi para ele ir sozinho, ele falou que precisava ir junto, entao ele que pegasse outro cavalo. até aí tudo bem, na hora de pagar. 100 mangos. oque?? é Lucas, voce queria que eu fosse a cavalo, entao voce tem que pagar 50 extra porque eu tambem fui a cavalo.. depois de meia hora discutindo e ligando pra tradutores - haha - eu aceitei pagar 70, mesmo assim descontente. Isso mostra - mais uma vez - que eles vao tentar tirar dinheiro de voce do jeito que eles puderem, seja nisso, na comida, no taxi, aonde for, acho que eh cultural.. agora mesmo comprei minha passagem de aviao de Mosco para ST Petersburgo, o preco da passagem era em torno de 25 reais na promocao, ai pra levar 1 bagagem mais 10 pila, pelo servico "online internet" mais 10 pila, para escolher o assento mais 5 reais (OBS: nao tinha como NAO escolher, algum banco vc tem que escolher, e esse de 5 pila era o mais barato), mais taxas do aeroporto e por ai vai, no final paguei 80 reais.
Embora ainda seja barato, isso aparenta - OBS: isso é MINHA opiniao, talvez nao tenha nada haver - um jeito de tentar tirar dinheiro de tudo que eh lado mostrando um valor "ficticio" somente para atrair. Pelo menos no caso da passagem ainda foi "claro". haha

Voltando ao bom recebimento, fui comer algo, e comi um estilo de carreteiro chamado "plov", a diferenca é que eles adicionam "curry" e cenoura. o pessoal muito legal, quando falei que era brasileiro, parece que foi a mesma coisa que dizer "agora eu sou seu melhor amigo", comecaram me circundar, falar de futebol, carnaval - mesmo embora eu nao entendesse 99% do que eles falavam - e chamar o vizinho e dizer que eu era brazuca.. BIZARRO, mas foi bem "caloroso", embora eu tenha me sentido um pouco "atracao de circo".

abaixo foto de dois estilos de sopas que eles comem muito, a lagma(esquerda) feita com gado, batata e varios legumes e um pouco picante, e a sharpa, feita com galinha, pepino, e repolho.


e entao o famoso "shashlik"!!! um espetinho de carne (frango, gado ou porco) onde eventualmente eles colocam algum legume, pimentao, barata, qualquer coisa entre, estilo medalhão brasileiro (frango e bacon). MUITO BOM, pedi em um dos lugares onde me receberam muito bem e ele deu uma "caprichada". para esse espetinho com 5 pedacos de carne + 4 pães + saladinha no prato, paguei 35 grivna, algo em torno de 8 reais.


sobre o pao ucraniano: MUITO BOM!! e muito barato! ele não tem tanto fermento, e quase nao vejo pao  frances (pao pequeno, por unidade), geralmente é grande, e bem grande (Tchê!!) e bem "batumado", mais pesado, capiche? como estou estendendo minha vida de estudante brasileiro para a ucrania, estou movido a nissin miojo ucraniano e sanduiche, pois frutas sao muito caras.

comprei um pao caseiro por R$0,50! e muito melhor que o brasileiro - é ÓBVIO que não é melhor que o pão da minha mãe, mas melhor que todos os outros é.

defini meus ultimos dias, eis a agenda:
03/09 - Kiev, Ucrania
05/09 - Moscow, Russia
12/09 - St Peterburgo, Russia
16/09 - Varsóvia, Polonia
18/09 - Cracóvia, Polonia
21/09 - de volta para Ucrania para pegar o voo pra Madrid.
23/09 - END :(  - Madrid.

(UFA.. quanta coisa escrita hoje, gostaria de ter esse tempo todo dia..)

aquele abraco!

go go GO Sudak!

Lucas.

2 comentários:

  1. Fome tu não tá passando né?!! ahsuahsua
    Tem que aprender o dialetoo :) hahaha
    beijos querido

    ResponderExcluir
  2. tchee!!
    valeu pela homenagem x)
    hahaha
    se tudo der certo, nos vemos em madrid!

    te cuida brotherrr

    "there`s traffic in the sky..."

    ResponderExcluir