and finallyyy:
SHKAVUSHKAAAAAA
cheguei em Moscow! estou gostando bastante da cidade, porém a cidade é bem carinha, entao ao invés de ir para hostels, estou me hospedando através do couchsurfing! (www.couchsurfing.com).
o meu primeiro hoster aqui em Moscow é o Evgeny e seu companheiro de AP que não fala NADA de inglês e se chama Vladmir
o pessoal aqui me recebeu muito bem, o cara foi me encontrar no metro, fui até a casa dele, depois ele me levou para passear um pouco e ver a cidade..
fomos direto para o centro, onde fica as principais atracoes turisticas, uma grande quadra com várias coisas, entao vamos aos detalhes.
primeiro um lugar que tem esse "foguinho" em homenagem aos mortos na 2 Guerra Mundial, os caras ficam ali ininterruptamente (nao sei se é 24hs) e trocam de turno a cada 40minutos, tem uma pequena cerimônia para a mudanca de turno, é interessante. hehe
ai embaixo um pedacinho do muro "antigo" pré comunismo, pois eles destruíram o resto ( acho que Stalin, ou talvez alguma guerra.. novamente eu nao entendo russo e eles nao conseguem me explicar em inglês, nao tem muitos guias turisticos em ingles e quando tem cobram, e cobram caro).
e no fundo o paredão do "Kremly", antigamente um forte e atualmente centro do governo nacional e centro turístico com alguns museus e igrejas. A parede vermelha foi construída por italianos (viva aos antepassados trabalhadores!)
um jardim bonito e no fundo um centro de exibicao, eu fui em uma, e era sobre um palhaco famoso aqui na Russia, nao lembro o nome dele, mas tinha varias fotos sobre o seu trabalho e sua vida, bem legal, um cara aparentemente depressivo e muito bem-humorado, intercalando entre esses dois sentimentos.
e no final do dia fomos até uma noite brazileira, aonde o pessoal aqui tocou umas músicas cláááásssicas brazucas, ai vai um vídeozinho da rapeizi:
http://www.youtube.com/watch?v=vYo5bgk_6Aw
no outro dia fui novamente a "Red Square" para conhecer o resto, e tirei algumas fotos, mas já na primeira que fui tirar com a bandeira brasileira, os guardas vieram até mim e me falaram que era proibido tirar foto com a bandeira do Brasil. (???) Pelo menos uma eu consegui tirar.
no fundo uma parte do Kremly, um lugar bem seguro, cheio de seguranca e muito bonito.
na esquerda o Kremly e na direita uma basílica famosa - nao sei porque eh famosa nem o nome. quem me conhece entende. haha
a cidade no geral é muito bonita, prédios majestosos, imponentes, bem cuidados, por exemplo essa é uma foto em uma rua normal
foto com uma russa que encontrei na apresentacão sobre o Brasil, ela é MUITO LEGAL, tá me ajudando um monte, sai comigo e com uma amiga gringa que ela tem também (agora ela já foi embora), me ajuda pra caramba, pessoal muito legal aqui, estou gostando PRA C******. isso é na entrada da red square.
e no final do dia fui para o meu segundo hoster do CS (CouchSurfing), o Alex, e ele já estava hospedando 3 pessoas, então somos 4 no total, um casal da Franca atrás na foto, o Alex na esquerda, o Chris da Inglaterra no meio e eu. Isso foi depois de me encontrar com ele em um bar e recém chegamos em casa.
um pouco sobre o Alex: é um cara de 32 anos, formado em Medicina, foi cirurgião e não gostou, abandonou e agora trabalha na Pfeizer - maior empresa farmacêutica do mundo e detentora da patente do Viagra e alguns outros remédios famosos. Casou aos 25, divorciou aos 28 e não pretende casar novamente tão logo. Quando cheguei no primeiro dia o cara foi me buscar no bar de carro pra me levar embora, tá sendo super gente fina, hoje ele já ta me chamando de irmão. Ensinei algumas palavras em português (haha) e já estamos com uma comunicacão secreta em inglês-português muito boa! haha o cara sai pra trabalhar, me confia em deixar na casa dele com a chave, etc. e já está afim de ir pro Brasil! (é claro, mostrei fotos do Brasil, haha - eu super-modesto). Sei que ele vai ser uma boa amizade que fiz e vou manter para sempre - se depender de mim.
ontem saímos em outro bar para o encontro do CS e depois caminhamos pela cidade, conversamos um pouco e ele está descobrindo que gosta bastante de viajar e coisa e tal. Hoje vou fazer o tal do carreteiro para 8 pessoas aqui no AP dele, vamos ver se a rapaziada gosta.
Enfim no geral a experiência com as pessoas aqui está sendo SENSACIONAL. Fico até emocionado com isso.. muito bom mesmo. =D
sai no outro dia para caminhar pelas redondezas e achei um monastério, e FRIO, agora está 4 graus C. =(
O que me chamou a atencao do monastério é que eles tinham um lugar (nao pude tirar foto) onde voce podia pedir para o padre rezar por alguem que você escrevesse uma mensagem, e isso custava 200 roubles (R$1 = 17 roubles). Ou voce podia pedir para ele rezar por 40 dias, ai o preco era 950. Mas isso só para um nome, o preco mulplicava de acordo com o número de nomes. - um minuto de silêncio sem comentários.
no centro da cidade passa o rio moscou, e vai para os subúrbios passando por vários locais turísticos, é legal para ter um overview de tudo, entao peguei o gaudério e fui dar uma volta. eis o ponto inicial
eis o galo véio
uma tentativa semi-falha de tirar uma foto com as duas bandeiras
abaixo um monumento famoso, mas nao me pecam porque, eh em homenagem a alguem, google it!
esse bar leva em torno de 1hora e meia para todo o percurso, entao comecei pensar sobre viajar sozinho e que isso estava me afetando um pouco emocionalmente, me sentindo um pouco sozinho embora toda essa boa recepcao, experiencia etc.. eu gosto de tirar meu tempo, mas eh sempre bom ter uma boa companhia.. geralmente tento conversar com todo mundo, extrovertido, etc.. mas estava perdendo um pouco dessa vontade, e as vezes ficando um pouco timido para conversar com as pessoas, no barco entao tinha uma senhora com sua filha e sua mae, queria falar com eles, mas sentia um desanimo/vergonha, nao sei porque, e quando isso acontece que eu percebo que ando meio cansado e precisando de uma injecao de animo. Entao abri a boca pra dizer oi para a mulher mais velha, e ela ja veio sentar do meu lado, falando russo, me explicando sobre a cidade, aonde eles moram, me convidando para passear pela cidade, apresentando a filha e a neta.. legal né? era a injecao que eu precisava, conselho pra mim mesmo: "don't worry, be happy" :) ai vai uma foto da neta, Anastasyia
estacao de trem
na cidade tem 7 predios parecidos, e um deles é esse aqui:
um hotel famoso:
fotos da biblioteca municipal, muito legal e bonita
teatro bolshoi, o original
o metro aqui eh muito bonito tambem, foi criado na epoca do Stalin/Lenin (nao lembro) e ele dizia que a filosofia era morar simples, bem simples, mas os locais publicos tinham que ser majestosos, entao existem monumentos nas estacoes de trem, e todas sao diferentes.
a noite dando uma voltinha pelas ruas, encontro um "mods" usadaco no meio da rua no CENTRAO!!! hahaha TENSO
e um carro das antigas, produzido por uma empresa russa da epoca do comunismo
depois da voltinha e do bar, fomos para a casa da Svieta - a menina que me tratou muito bem - e a amiga dela estava indo embora na manhã seguinte, entao fizemos ua despedidazinha.. caipirinha!
na foto eu a Ania (menina da bielo-russia, mas mora atualmente na Austria que foi embora), atras a svieta e o marido dela. pessoal muito descontraído e divertido. gostei mesmo. :)
acho que é isso, estou postando a 3 horas!!! esta dificil de conseguir tempo, mas hoje decidi que nao ía sair de casa, precisei lavar roupas e está muito frio, entao retiro espiritual! haha
vou ter que ver como postar no blog mais eficientemente, assim está muito dificil. =(
mas é isso aí galera, vou seguir a agenda do post anterior e vamos ver o que acontece nos próximos dias!
aquele abraaaaaco,
Lucas.
Finalmente cheguei ao seu post mais recente! Muito legal! Como sou engenheiro, eu sempre ouvi histórias do metrô aí e em St Petersburg. Estou com muita vontade de ver!
ResponderExcluirE, olha, meu amigo, fico feliz por voce. Está tendo boas observações e comentários sobre sua experiencia. Parece bem diferente q sua experiencia nos EU -- e nao quero dizer só a cultura aí. Seu blog parece diferente também. A solidão, animo, adrenalino, tudo são parte do pacote de viajar. Estou animado por falar contigo de novo depois as coisas aí.
Abraços
realmente é incrivel historias sobre metro e coisa e tal, o engenheiro que criou tudo tem uma mansao especial aqui em St Peter. fui la ver! haha
ResponderExcluirvaleu pela ajuda nick, estou aproveitando muito, e eh bem "interessante" lidar com esse turbilhao de sentimentos que passa enquanto estou viajando. bom para nos conhecermos melhor :)
abracao
O monumento é em homenagem a Pedro, O Grande :-)
ResponderExcluirahh eh, obrigado Joana. :)
ResponderExcluiraproveitando, lembrei que rola uma história bizarra sobre esse monumento.
Diz a lenda, que o "tal" artista fez esse monumento em homenagem aos EU, era para ser o Colombo. Porém os EU não aceitou o monumento (?), então cortaram a cabeca do Colombo e fizeram o seu Pedróca e aí está (?!?!?!?!). haha
aproveitamento de recursos, eh isso ai.